Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1

Partilhe esta Página

O que é Terceirização
O que é Terceirização

Contratar as pessoas mais qualificadas para cada função pode se tornar uma grande preocupação na gestão dos negócios. O desafio começa na seleção de candidatos, porém, não para por aí. Envolve ainda o todo o processo de integração, treinamento e retenção dos talentos.

Uma estratégia que pode ajudar a otimizar a escolha dos colaboradoresreduzir custosaumentar a produtividade e tornar a organização mais competitiva no mercado, é a terceirização de serviços.

Você já ouviu falar sobre essa modalidade de contratação? Fique conosco e entenda como a solução pode ser útil para a sua empresa.

Índice

O que é a terceirização de serviços?

A terceirização de serviços ocorre quando uma empresa contrata outra para realizar determinadas atividades.

A terceirização de serviços ocorre quando uma empresa contrata outra para realizar determinadas atividades. Isso significa que, ao invés de estabelecer um vínculo empregatício direto com o colaborador, você contrata uma organização que tem conhecimento e experiência nessa função.

O contrato pode ser tanto de uma empresa que terceiriza o trabalho de outros profissionais, a exemplo de equipes de limpeza e segurança, como também de trabalhadores autônomos que operam como microempreendedores individuais.

Nessa relação comercial, o serviço é realizado no local definido pela contratante, mas quem é responsável por todo o processo de seleção e cumprimento das legislações trabalhistas é a empresa contratada.

Diversos empreendimentos investem na terceirização de serviços para diferentes tipos de atividade, como veremos na sequência.

Quais os principais tipos de instituições que contratam profissionais terceirizados?

Atualmente, todas as empresas podem realizar a terceirização de serviços no Brasil, desde pequenos negócios até organizações de grande porte, independente da área de atuação.

Lei nº 13.429/2017, que regulamenta essa modalidade de trabalho, não se aplica apenas às tarefas de vigilância e transporte de valores, que possuem legislação própria.

Por isso, não é incomum encontrar profissionais terceirizados em espaços como supermercadosedifícios corporativosestabelecimentos comerciaisinstituições de ensino e, até mesmo, em funções específicas em órgãos públicos.

Dentre as atividades mais comuns exercidas por terceiros estão:

  • Cuidados com o ambiente:
  • Limpeza pós obra;
  • Copa;
  • Passadeira;
  • Cozinheira;
  • Diarista;
  • Jardinagem;
  • Serviços administrativos;
  • Portaria;
  • Segurança;
  • Transporte;
  • Tecnologia.

Mas por que as empresas aderem à terceirização de serviços? Continue a leitura e conheça algumas vantagens desse tipo de contrato de trabalho.

Quais as vantagens de aderir à terceirização de serviços na sua empresa?

A terceirização de serviços oferece uma série de benefícios para as empresas. Uma das principais vantagens é que os empreendedores têm acesso a profissionais especializados em uma determinada área, melhorando o desempenho e a qualidade das atividades.

A companhia também ganha ao reduzir o tempo e o custo para contratar novos colaboradores, já que todas as etapas de seleção e capacitação dos funcionários ficam por conta da terceirizada. Sem falar na facilidade e redução da burocracia nas contratações.

Outro benefício é a flexibilidade para compor as equipes de acordo com a realidade da empresa, tanto em quantidade de pessoas como na duração dos contratos. Quando um funcionário precisa se ausentar ou tirar alguma licença, a terceirizada também realiza a substituição de maneira fácil e rápida.

Com essas vantagens, a empresa contratante consegue melhorar seu desempenho, tornar os processos mais eficientes e aumentar o seu diferencial competitivo no mercado. Além disso, ganha tempo e espaço para dedicar seus esforços às atividades que são o coração da organização.

Vale pontuar que a possibilidade de trabalhar de forma terceirizada é também vantajosa para os próprios colaboradores, com mais oportunidades de trabalho e direitos assegurados.

E as desvantagens?

Embora exista uma série de benefícios, há algumas desvantagens que devem ser levadas em conta na hora de aderir à terceirização de serviços.

O principal prejuízo diz respeito ao fato de que o colaborador não faz parte do time efetivo da companhia. Isso significa que a empresa tem menor poder de gestão sobre o seu trabalho.

Além disso, pode ser mais difícil engajar o profissional terceirizado na cultura da organização.

Outro ponto de atenção é a questão do não cumprimento das normas trabalhistas pela terceirizada. Quando comprovada a ilegalidade, pode gerar consequências inclusive para a empresa contratante.

Por essa razão, é fundamental conhecer o funcionamento da terceirização de serviços e ter cuidado no momento de escolher a empresa parceira.

Como funciona a terceirização de serviços?

Até aqui nós falamos o que é a terceirização de serviços, seus benefícios e desvantagens. Mas, afinal, como funciona essa modalidade de contratação?

A terceirização acontece por meio de um contrato firmado entre a empresa tomadora do serviço (contratante) e a empresa terceirizada.

Essa organização contratada atua como uma intermediária entre os profissionais e as companhias que precisam do trabalho. É ela que fica responsável por todo o processo de seleção, treinamento das pessoas, remuneração e por assegurar os direitos dos funcionários.

Enquanto isso, a empresa contratante tem a função de pagar o valor acertado no contrato e fiscalizar o cumprimento das obrigações trabalhistas legais pela terceirizada.

Conforme a legislação brasileira, todos os processos de uma empresa podem ser terceirizados. Ou seja, tanto as atividades-meio como as atividades-fim do negócio.

Conforme a legislação brasileira, todos os processos de uma empresa podem ser terceirizados. Ou seja, tanto as atividades-meio como as atividades-fim do negócio:

  • Atividade-meio: funções que são importantes para a companhia, mas não possuem relação direta com o objetivo e produtos da organização, como limpeza, contabilidade e segurança;
  • Atividades-fim: são as atividades principais, aquelas relacionadas diretamente à área de atuação da empresa. Por exemplo: em uma companhia de softwares, a atividade-fim é a elaboração dos sistemas.

A terceirização pode facilitar o dia a dia dos negócios. No entanto, é preciso adotar alguns cuidados na hora de escolher a empresa para a prestação dos serviços.

Como contratar uma empresa de terceirização de serviços?

Assim como em qualquer parceria de negócios, é importante avaliar alguns critérios para garantir o serviço terceirizado mais adequado para a realidade da sua empresa.

Referências

A primeira etapa para contratar uma empresa é buscar referências sobre a sua atuação. Converse com outros empresários, faça pesquisas na internet, confira as avaliações em sites de reclamação e até mesmo na Justiça para ter certeza da credibilidade e qualidade da terceirizada.

Certificações da empresa

Busque também confirmar se a organização contratada possui certificações de qualidade para a gestão de suas equipes e os serviços que oferece. Assim, você identifica se a empresa busca atender a padrões legais e do mercado, garantindo a eficiência no atendimento.

Quadro de funcionários

Conheça a equipe da empresa contratada. Qual o nível de especialização dos profissionais? Há quanto tempo são funcionários?

Essas respostas são importantes para que você entenda se os trabalhadores possuem a qualificação necessária para atuar no seu negócio. Também ajudam a perceber se a prestadora de serviços investe em seus times.

Qualidade dos produtos

Além de conferir as qualificações da equipe, avalie a qualidade dos produtos usados ou oferecidos pela empresa terceirizada. Imagine se a contratada sugere um artigo de limpeza incompatível com o seu piso? Ou faz uso de uma tecnologia ultrapassada e problemática? Melhor não arriscar.

Uso de EPIs

Fique atento ainda se os profissionais terceirizados são instruídos para o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas, máscaras e cintos de segurança para áreas mais altas, e se possuem acesso aos materiais. A saúde e segurança dos funcionários também é sua responsabilidade.

Custo-benefício

Outro item para colocar na ponta do lápis é o custo-benefício da terceirização de serviços. Será que vale realmente a pena optar por esse tipo de contratação ou é mais viável fazer um contrato direto com o colaborador? Liste os prós e contras e faça a sua escolha.

Compare também orçamentos de diferentes fornecedores para ter certeza que o preço está de acordo com o praticado no mercado.

 

Conte com as soluções da Shelter para o seu negócio

A terceirização de serviços pode ser uma grande aliada para o desenvolvimento e prosperidade dos negócios.

Se você gostou da ideia, pondere quais tipos de serviço e fornecedores são os mais adequados para a realidade da sua companhia. Depois da avaliação, não deixe de conferir o contrato (condições, prazos, valores, deveres, etc) para assegurar que a parceria seja um sucesso.

Aproveite para conhecer as soluções financeiras da Shelter para empresas. Contamos com diversos serviços para ajudar a sua empresa a crescer ainda mais. E siga acompanhando o nosso facebook. Em breve voltamos com mais informações e novidades sobre o universo das finanças.

 

botao-animado-contrate-agora -